Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil tem por objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar e o desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, lingüístico, moral e social, estimulando o interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade, promovendo a ampliação de suas experiências, respeitando as características individuais e de cada faixa etária, complementando a ação da família e da comunidade.

Entendemos que a educação infantil, devido as particularidades do desenvolvimento das crianças, cumpre duas funções importantes: cuidar e educar, complementando os cuidados e a educação realizados na família.

Educar, portanto, significa propiciar situações, brincadeiras e aprendizagens orientadas (atividades que dependem de uma intervenção direta do professor), de forma integral e que possam contribuir para o desenvolvimento global da criança. Neste contexto a educação auxilia no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, cognitivas, estéticas e éticas.

Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Portanto, cuidar da criança é sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está em contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, visando à ampliação deste conhecimento e conseqüentes habilidades, que aos poucos tornarão a criança mais independente e mais autônoma.